A produção mundial de trigo para a safra 2024/25 foi estimada em 793,24 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 0,3% em relação ao ciclo anterior. Os dados são do relatório WASDE/USDA de janeiro, conforme divulgado pelo Boletim Agropecuário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), por meio do Observatório Agro Catarinense. A retração na oferta global reflete, sobretudo, as quedas na produção da Rússia (-10,9%) e da União Europeia (-10,2%), que, juntas, correspondem a 25,6% da produção mundial.
Apesar da diminuição na oferta, o consumo global de trigo deve apresentar crescimento de 0,5%, atingindo 801,89 milhões de toneladas. No entanto, dois dos principais consumidores globais, Rússia e União Europeia, projetam uma retração de 1,6% no consumo em relação à safra anterior.
Os estoques finais de trigo para 2024/25 também devem registrar queda, estimados em 258,8 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 3,2% em comparação aos 267,47 milhões de toneladas do ciclo anterior. O cenário de menor produção aliado ao aumento da demanda sugere um mercado mais ajustado, o que pode resultar em pressão sobre os preços ao longo do ano.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio