A Prova de Eficiência Alimentar em machos da raça Brangus, promovida pela Associação Brasileira de Brangus (ABB) em parceria com a Central Bela Vista, contará com 20 exemplares de propriedades localizadas nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Os animais pertencem a diferentes criatórios: Brangus Santo André, de Reginópolis (SP), Brangus Saga, de Serranópolis (GO), Cachoeira do Campo, de Serra Salitre (MG), e VPJ Pecuária, de Mococa (SP). Todos já estão no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu (SP), onde, ao longo de 77 dias, serão avaliados em uma série de parâmetros técnicos, como Ganho Médio Diário Residual (GDAR), Eficiência Alimentar Residual (CAR), Área de Olho de Lombo por Ultrassom (AOLUS), Espessura de Gordura Subcutânea por Ultrassom (EGSUS), Percentagem de Gordura Intramuscular por Ultrassom (GIMUS) e Perímetro Escrotal (PE). O objetivo é identificar os animais mais eficientes, ou seja, aqueles que produzem mais carne consumindo menos alimento.
Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB, destaca que, após o sucesso das provas com fêmeas, a parceria entre a associação e a Central Bela Vista segue sólida, com o propósito de gerar dados valiosos para o aprimoramento genético da raça. “Realizar a prova em diferentes regiões do Brasil, como no Centro-Oeste e Sul, fortalece ainda mais o processo de seleção, oferecendo aos criadores informações cruciais para decisões estratégicas baseadas em eficiência e produtividade. Este é mais um passo para consolidar o Brangus como uma raça moderna e competitiva no mercado”, afirma.
Matheus Henrique Vargas de Oliveira, supervisor de Produção e Pesquisa da Central Bela Vista, ressalta que a primeira edição da prova Top Brangus Machos marca um importante avanço na avaliação de reprodutores jovens da raça. “Nosso objetivo é identificar, desde cedo, os animais com alto potencial genético, garantindo maior eficiência produtiva e qualidade. Essa avaliação abrange características essenciais, como eficiência alimentar, qualidade de carcaça, morfologia e características seminais. Esses atributos são fundamentais para o melhoramento genético da raça e para aumentar a rentabilidade dos criadores. Em um setor pecuário cada vez mais exigente, essa seleção criteriosa proporciona maior segurança na escolha de animais superiores, resultando em rebanhos mais eficientes e competitivos”, explica Oliveira.
O Dia de Campo, quando serão anunciados os resultados do teste, está programado para o dia 25 de abril.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio