Raça Purunã será destaque na 37ª edição do Show Rural em Cascavel

0
23

A raça Purunã, originária do Paraná, será uma das principais atrações do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) na 37ª edição do Show Rural, que acontece de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do estado. A parceria com a ABCP (Associação Brasileira de Criadores da Raça Purunã) resultará na exposição de 12 animais de criadores paranaenses, oferecendo aos visitantes a oportunidade de esclarecer dúvidas com criadores e especialistas.

De acordo com Richard Golba, diretor-presidente do IDR-Paraná, a raça Purunã representa uma importante contribuição para a pecuária de corte no Brasil, sendo motivo de orgulho para os paranaenses e um exemplo da relevância da pesquisa agropecuária estadual. “É uma demonstração de como a ciência e a inovação podem impulsionar o setor agropecuário”, ressalta Golba.

O pecuarista Erlon Pilati, presidente da ABCP, destaca que o objetivo da exposição é promover a raça Purunã, que tem conquistado destaque no Brasil devido à sua precocidade, alto ganho de carcaça, rusticidade e excelente qualidade de carne. “A raça cresce a cada ano, e queremos reforçar esses atributos que a tornam uma opção vantajosa para a pecuária brasileira”, afirma Pilati.

A raça Purunã é reconhecida como a primeira raça de corte criada no Paraná e a única desenvolvida por um centro estadual de pesquisa no Brasil. Resultante do cruzamento de Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim, a raça foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 2016. A ABCP realiza o controle genealógico da raça, garantindo a rastreabilidade e a padronização zootécnica.

O desenvolvimento do Purunã levou quase 40 anos de seleção rigorosa, com cada uma das raças que compõem a linhagem contribuindo com características essenciais. O Caracu e o Canchim forneceram rusticidade, resistência ao calor e ectoparasitas; o Charolês contribuiu com o alto ganho de peso e rendimento de carcaça; enquanto o Angus agregou precocidade, temperamento manso e marmoreio de qualidade na carne. As fêmeas, por sua vez, se destacam pela habilidade materna e boa produção de leite, atributos herdados do Caracu e do Angus.

Em 2023, a ABCP e o IDR-Paraná iniciaram um recadastramento abrangente dos animais Purunã, tanto puros quanto cruzados, com o objetivo de realizar uma avaliação genética detalhada. “A meta é identificar os exemplares que melhor atendem aos padrões desejados, acelerando em até dez anos a evolução da raça”, explica Pilati.

O nome da raça é uma homenagem à Serra do Purunã, localizada entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense, região onde, na Estação de Pesquisa Fazenda-Modelo, em Ponta Grossa, foram realizados os primeiros estudos e cruzamentos que resultaram na consolidação do Purunã.

O Show Rural, idealizado e organizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) desde 1989, é um dos maiores eventos do gênero na América Latina, com o objetivo de disseminar conhecimento e tecnologia para produtores, técnicos e profissionais do setor agropecuário.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio