Ícone do site Hora 1 MT Notícias

RASIP Espera Colher 55 Mil Toneladas de Maçãs na Safra 2025

A RASIP, unidade de negócios da RAR, divulgou sua projeção para a safra de maçãs de 2025, estimando uma produção de 55 mil toneladas. A safra será composta principalmente por maçãs dos grupos Gala (75%) e Fuji (25%), com destaque para o clone BELGALA, que representa 10% da produção dentro do grupo Gala. A variedade BELGALA se distingue pela coloração vermelho intenso desde o início de seu desenvolvimento, o que facilita o ponto ideal de colheita e realça suas características de crocância e dulçor.

Além do aumento no volume de produção, espera-se que as frutas da safra 2025 sejam de tamanho maior e qualidade superior em relação à colheita de 2024. Aproximadamente 20% da produção será destinada à exportação para mercados como Bangladesh, Índia, Irlanda, Inglaterra, Portugal, Colômbia e outros países. A atenção especial, no entanto, se volta para o mercado dos Emirados Árabes Unidos, que teve sua abertura em 2024 e promete uma expansão significativa das exportações em 2025. Segundo Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR, “a ampliação da presença nos Emirados Árabes Unidos reforça nossa confiança na qualidade do produto brasileiro”.

Celso Zancan, diretor da RASIP, aponta que as condições climáticas favoráveis foram fundamentais para a projeção de uma safra maior e de melhor qualidade. “No ano passado, enfrentamos dificuldades devido ao excesso de chuvas e ao estresse das plantas, o que resultou em maçãs de menor porte. Para 2025, a previsão é de condições normais, o que contribuirá para o aumento da produção”, afirmou.

Com o crescimento da produção, a RASIP também prevê um impulso na geração de empregos e no desenvolvimento das regiões produtoras, consolidando sua posição como um dos principais players do setor de maçãs no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile