Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Reeducandos de MT recebem Nota 10 em sistema de avaliação de ensino estadual

Reeducandos de três unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso estão entre os Estudantes Nota 10 da rede estadual de educação, conforme a Avaliação Formativa de Saída do Sistema Estruturado de Ensino (SEE).

Receberam a nota máxima sete reeducandos e reeducandas, sendo quatro da unidade masculina de Vila Rica, duas da cadeia feminina de Nortelândia e um da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis .Os dados avaliados são referentes ao ano de 2023.

Para concorrer à premiação, o estudante deve se comprometer com a presença escolar e ter frequência mínima de 85% em cada uma das disciplinas, até a data da avaliação. Além disso, o estudante precisa ter nota mínima de 6, calculada a partir da sua proficiência na avaliação, baseada no desempenho dos estudantes em todas as escolas que compõem a rede pública estadual.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, parabenizou o empenho da equipe de educação e o compromisso dos policiais penais em colaborar com a educação no Sistema Penitenciário, que auxilia também no processo de ressocialização.

A premiação do Estudante Nota 10 é dividida em três etapas: escolar, regional e estadual. Na etapa escolar, são premiados os melhores estudantes de cada turma.

No caso dos reeducandos, a premiação, aparelhos celulares e fones de ouvido, serão entregues a familiares indicados pelos premiados.

O diretor da cadeia de Vila Rica, Rivelino Pereira, destaca o empenho dos servidores da unidade e dos professores para que os reeducandos conseguissem chegar a esse resultado.

“Esse processo de ressocialização é possível através da educação, onde podemos transformar e mudar o comportamento e o modo de pensar de uma pessoa. E quando alcançamos um resultado positivo isso é gratificante a sensação de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, .

A pedagoga do Núcleo de Educação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, Lucimar Poleto, pontua que o resultado é fruto do trabalho realizado pelas equipes nas unidade penais, professores, diretores e policiais penais, que contribuem por entender a importância do acesso à educação para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

“Para nós, do Núcleo de Educação, é muito gratificante receber essa notícia de que temos alunos Nota 10 pela dedicação aos estudos e frequência. Eles merecem o reconhecimento da Secretaria de Educação e são exemplos para os demais, pontuou a pedagoga.

Em 2024, o Sistema Penitenciário teve 3.014 reeducandos cursando o ensino fundamental; 968 no ensino médio e 94 cursando o ensino superior.

Fonte: Governo MT – MT

Sair da versão mobile