Reeducandos de três unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso estão entre os Estudantes Nota 10 da rede estadual de educação, conforme a Avaliação Formativa de Saída do Sistema Estruturado de Ensino (SEE).
Receberam a nota máxima sete reeducandos e reeducandas, sendo quatro da unidade masculina de Vila Rica, duas da cadeia feminina de Nortelândia e um da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis .Os dados avaliados são referentes ao ano de 2023.
Para concorrer à premiação, o estudante deve se comprometer com a presença escolar e ter frequência mínima de 85% em cada uma das disciplinas, até a data da avaliação. Além disso, o estudante precisa ter nota mínima de 6, calculada a partir da sua proficiência na avaliação, baseada no desempenho dos estudantes em todas as escolas que compõem a rede pública estadual.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, parabenizou o empenho da equipe de educação e o compromisso dos policiais penais em colaborar com a educação no Sistema Penitenciário, que auxilia também no processo de ressocialização.
A premiação do Estudante Nota 10 é dividida em três etapas: escolar, regional e estadual. Na etapa escolar, são premiados os melhores estudantes de cada turma.
No caso dos reeducandos, a premiação, aparelhos celulares e fones de ouvido, serão entregues a familiares indicados pelos premiados.
O diretor da cadeia de Vila Rica, Rivelino Pereira, destaca o empenho dos servidores da unidade e dos professores para que os reeducandos conseguissem chegar a esse resultado.
“Esse processo de ressocialização é possível através da educação, onde podemos transformar e mudar o comportamento e o modo de pensar de uma pessoa. E quando alcançamos um resultado positivo isso é gratificante a sensação de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, .
A pedagoga do Núcleo de Educação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, Lucimar Poleto, pontua que o resultado é fruto do trabalho realizado pelas equipes nas unidade penais, professores, diretores e policiais penais, que contribuem por entender a importância do acesso à educação para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade.
“Para nós, do Núcleo de Educação, é muito gratificante receber essa notícia de que temos alunos Nota 10 pela dedicação aos estudos e frequência. Eles merecem o reconhecimento da Secretaria de Educação e são exemplos para os demais, pontuou a pedagoga.
Em 2024, o Sistema Penitenciário teve 3.014 reeducandos cursando o ensino fundamental; 968 no ensino médio e 94 cursando o ensino superior.
Fonte: Governo MT – MT