Com desafios cada vez maiores a cada safra, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) se consolidou como uma das principais ameaças fitossanitárias para os produtores do cereal. Neste início de safrinha, ataques da praga já são registrados em diversas regiões do país, alerta o engenheiro agrônomo José de Freitas, especialista em desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil.
De acordo com Freitas, pesquisas conduzidas pela companhia, em parceria com consultores e instituições de pesquisa, demonstram a necessidade de uma abordagem diferenciada no controle da cigarrinha. “Os experimentos comprovam que o manejo da fase ninfa é crucial para interromper o ciclo da praga, evitar sua disseminação e garantir maior produtividade”, destaca.
Os estudos envolveram cerca de 80 experimentos de campo, com a participação de 24 consultorias, institutos de pesquisa e universidades de renome, como a Unesp de Botucatu. Os resultados subsidiaram o lançamento do inseticida Fiera®, introduzido no mercado pela Sipcam Nichino no ano passado e já considerado um dos principais produtos da companhia.
“O controle da cigarrinha-do-milho sempre foi focado nos insetos adultos, sem a devida atenção às fases jovens. No entanto, as pesquisas demonstraram que as ninfas desempenham papel central na disseminação de vírus e molicutes no milho”, explica Freitas.
O inseticida Fiera® atua como um regulador de crescimento de insetos, apresentando seletividade e ação fisiológica. Segundo os ensaios conduzidos, o produto alcança taxas de controle de ninfas da Dalbulus maidis entre 95% e 100%. Além disso, demonstrou reduzir em 66% a postura de ovos, em 92% a taxa de eclosão e em 79% a viabilidade reprodutiva da cigarrinha.
“O inseticida também impacta a fertilidade das fêmeas adultas e tem ação sobre outras pragas, como a mosca branca e o psilídeo, reduzindo significativamente sua reprodução”, acrescenta Freitas. Ele ressalta que o Fiera® possui ação por contato e vapor, atuando rapidamente em todas as fases do ciclo de vida da cigarrinha-do-milho.
O novo produto tem como ingrediente ativo a Buprofezina 250 (SC), desenvolvida pela Nichino no Japão, e reforça o portfólio de soluções da Sipcam Nichino voltadas ao manejo fitossanitário eficiente do milho.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio