Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, número de celular e o número do CPF
A secretaria de Saúde de Várzea Grande está agilizando a demanda por exames e procedimentos médicos que agora passarão s ser realizados no município, por meio do Fila Zero. Entre os pedidos represados, existem aqueles que estavam suspensos desde a gestão passada e outros que serão ampliados. Mas para que o cidadão tenha acesso a esses serviços é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS.
Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, número de celular e o número do CPF.
Através deste cartão, são realizados contatos para agendamento de consultas, exames e cirurgias. Portanto, é fundamental que o cadastro dos pacientes esteja sempre atualizado.
Como explica a Técnica de Regulação, Mariely Patricia Monteiro, com as informações corretas e atualizadas, é possível acompanhar o histórico do paciente, e garantir o encaminhamento adequado para especialistas. “Um dos problemas enfrentados por nossa equipe é justamente a demora no contato com o paciente, que ao mudar de endereço ou telefone não informa para a correção dos dados, o que acaba impossibilitando o nosso contato”.
Ela destacou ainda que o Município possui uma demanda grande de exames, solicitados pelos médicos, cujos pacientes estão com inconsistência cadastral, o que impossibilita o agendamento. Isso causa a sensação de atraso na realização do procedimento, pois não se consegue contato com o paciente.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que além de garantir um atendimento ágil, o Cartão do SUS contribui para a melhoria dos serviços oferecidos. “Com os dados atualizados a população terá uma comunicação mais rápida com as equipes de saúde, principalmente, com os que atuam no setor de regulação. “É Importante ressaltar que a impossibilidade de contato da central de regulação com o paciente, possibilita a exclusão do mesmo da fila de espera. Impossibilitando o atendimento a posteriori, ou seja, tem de começar o processo tudo novamente, com consulta, solicitação de exames e regulação”.
APLICATIVO – É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Meu SUS Digital. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.