A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer divulgou na segunda-feira (17), a lista dos alunos selecionados para a Escola Municipal de Música de Cuiabá, edição 2025. Ao todo, 265 pessoas serão atendidas gratuitamente, em três polos de ensino.
A procura surpreendeu com quase 1.500 inscrições, sendo consideravelmente maior que no ano anterior, quando registrou 500.
Os novos alunos vão participar de uma aula inaugural na quinta-feira (20), às 17h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Barão de Melgaço, Centro de Cuiabá. A ordem das inscrições foi determinante para conquistar uma vaga.
“Estamos avaliando para implementar o sistema de provas futuramente. Não terá 2° chamada, porém os inscritos não selecionados ficarão em lista de espera. Entraremos em contato. Com três faltas consecutivas sem justificativa o (a) estudante selecionado(a) perde a vaga e abre oportunidade para um novo (a) integrante”, explicou o professor Fernando Reis, coordenador da Escola Municipal de Música.
É um desejo do prefeito Abilio Brunini de expandir, futuramente, as aulas para as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. No momento, as aulas estarão funcionando na Secretaria Municipal de Cultura, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e no Complexo Multiúso do Jardim Passaredo.
A maior estrutura e disponibilidade de instrumento estão na Secretaria de Cultura, onde são ofertadas aulas com violão, flauta doce, flauta transversal e saxofone com o professor Fernando Reis. E teclado e violoncelo com a professora Karol Bataioli, violão com o professor Eduardo Madá.
No Misc são ministradas aulas de violão com o professor Joel Amorim. E no Jardim Passaredo, viola e violão com o professor Eduardo Madá.
Conforme a seleção, 166 alunos serão atendidos com os cursos ofertados na Secretaria Municipal de Cultura distribuídos em diferentes instrumentos, 59 no Misc, e 40 no Complexo Multiuso do Jardim Passaredo.
Educação musical
A Escola Municipal de Música é uma instituição dedicada à formação musical e ao desenvolvimento cultural da comunidade. Seu maior compromisso é promover a educação musical de qualidade, oferecendo uma variedade de cursos e atividades que atendam tanto iniciantes quanto estudantes mais experientes.
Além de aulas práticas de instrumentos e teoria musical, a escola promove eventos, recitais e apresentações, incentivando a prática e a apreciação da música.
“Através de suas atividades, a escola promove o ensino da música e oferece oportunidades para jovens talentos, além de contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis e engajados. O resultado vai além das aulas, influencia no dia a dia de cada aluno”, destacou o secretário de Cultura, Johnny Everson.
O corpo docente é formado pelos especialistas em música Eduardo Madá, Fernando Reis, Karol Bataioli e Joel Amorim.
A lista com os nomes dos novos alunos está disponível nos anexos da matéria.
#PraCegoVer
A foto mostra os quatro professores que comandam as aulas da Escola Municipal de Música de Cuiabá. Sendo três homens e uma mulher, estão em pé vestindo camisetas de cor preta, e com os respectivos instrumentos musicais em mãos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT