A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quinta-feira (06.02), visitas escolares conduzidas pelos Agentes de Combate às Endemias e pelos Agentes Comunitários de Saúde com o objetivo de conscientizar sobre o combate ao foco do mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da campanha “Combatendo a Chikungunya e Cuidando de Você”.
As visitas começaram pela Escola Estadual “Nilce Maria de Magalhães”, localizada no bairro Buriti. Os agentes realizaram atividades de conscientização e orientação com os alunos, enfatizando a importância de eliminar os focos do mosquito, especialmente a necessidade de manter os quintais limpos e remover os lixos domésticos, que atualmente são os maiores responsáveis pela propagação.
Após as visitas, os agentes também orientaram e eliminaram focos do mosquito em locais estratégicos do bairro buriti.
As ações nas escolas serão realizadas pelos agentes de cada bairro, que ficarão responsáveis por agendar, junto às escolas de sua área, o dia e o horário das orientações.
O Agente de Combate às Endemias, Diogo Ferreira Rodrigues, reforçou a importância de cada cidadão fazer a sua parte, cuidando da limpeza dos quintais e do descarte adequado do lixo doméstico.
“Destacamos a necessidade de que cada cidadão dedique um tempo semanal à manutenção de seu quintal, removendo objetos que possam acumular água, a fim de prevenir a formação de focos propícios à proliferação do mosquito transmissor”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT