A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove oficina para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, com segmentos da sociedade que estão envolvidos com a unidade de conservação.
O evento, realizado no Centro de Atividades do Sesc Pantanal, começou na segunda-feira (10.2) e encerra no final da tarde desta quinta (13.2).
“Com o plano de manejo, teremos uma visão estratégica para promover a gestão desta importante unidade de conservação, pois ele norteará o uso da área e o manejo dos recursos naturais”, ressaltou a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Ana Paula Santana Costa.
A elaboração do plano de manejo envolve várias etapas e inclui diagnósticos do meio físico, biológico e social. O documento segue roteiro metodológico estabelecido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Após o término da oficina, a consultoria contratada para condução dos trabalhos fará a sistematização das sugestões recebidas e apresentará a primeira versão do plano de manejo para apreciação dos participantes e da Sema. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com consultoria da empresa Ecosoul.
Com 108.900 hectares, a área do Parque Estadual Encontro das Águas é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, São Lourenço, Piquiri, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além de inúmeros corixos, lagos e baias. Toda essa riqueza hídrica e a grande variedade de habitats faz do local um ambiente singular no que diz respeito à manutenção da biodiversidade pantaneira.
A oficina contou com a participação de representantes do setor de turismo, indígenas, proprietários rurais, Corpo de Bombeiros, ICMBio, Sesc, piloteiros e Secretaria Adjunta de Turismo do Governo de Mato Grosso, prefeituras de Poconé e Barão de Melgaço, ONGs e entre outras entidades.
Fonte: Governo MT – MT