A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) realizam, entre os dias 13 de fevereiro a 24 de abril, uma capacitação para gestores municipais de saúde do Estado. As inscrições podem ser feitas diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP – clique aqui para acessar.
O objetivo é qualificar os gestores municipais para que possam atuar de forma eficiente na gestão dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além da melhoria da qualidade de vida da população.
“O Governo do Estado busca investir na capacitação dos profissionais de saúde, porque sabe a importância de levar atendimento de excelência à população. Através destes cursos e capacitações da Escola de Saúde Pública, nós temos conseguido melhorar cada vez mais o atendimento e os serviços ofertados em Mato Grosso”, pontuou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para cada encontro, poderão ser utilizados como estratégias metodológicas os estudos de casos, as simulações realísticas, as dinâmicas de grupo e as discussões em grupos de trabalho, em que os gestores serão convidados a avaliar os processos de trabalho no SUS e a refletir sobre possíveis caminhos no enfrentamento de problemas.
Os participantes também serão estimulados a promover a gestão participativa e a fortalecer as redes de apoio interfederativas para suporte e apoio nas tomadas de decisão.
A superintendente da ESP, Silvia Tomaz, ressaltou que o projeto tem como premissa ampliar o conhecimento dos gestores municipais sobre as políticas públicas de saúde, para que eles possam atuar de forma eficiente na gestão dos serviços e contribuir para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“A ESP tem inovado na metodologia de ensino-aprendizagem, de forma a oferecer dinamicidade nas necessidades dos novos gestores, conforme diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Temos como foco o mergulho no mundo do trabalho em saúde”, acrescentou Silvia.
O curso é dividido em nove unidades de aprendizagem: Instrumentos de gestão/planejamento do SUS; Análise da Situação de Saúde; Gestão Participativa e Espaços de Governança; Financiamento no SUS; Uma visão geral sobre a Lei 14.133/21 para o SUS; Gestão do trabalho educação na saúde; Organização da atenção à saúde e organização do cuidado no território municipal; Vigilância em saúde e Monitoramento, controle e avaliação.
Os encontros serão realizados de forma online, todas as quintas-feiras, com duração de até 3 horas cada, pelo Google Meet. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ESP. Ao final, os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT