A Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) e a Prefeitura de Tangará da Serra se reuniram, nesta terça-feira (11.2), para reforçar a importância do programa SER Família Mulher no município.
O SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e executado pela Setasc, oferece auxílio moradia a mulheres vítimas de violência doméstica, proporcionando condições de sobrevivência imediata, impulsionando o afastamento do agressor e contribuindo para a redução da taxa de feminicídio no Estado.
“A visita da Setasc ao município é fundamental para fortalecer a colaboração entre Estado e município na proteção das mulheres. Ao unirmos forças, garantimos que o programa SER Família Mulher alcance quem realmente precisa, oferecendo o suporte para que essas mulheres reconstruam suas vidas com dignidade e segurança”, afirmou a primeira-dama Silvana Ló Masson.
Para além do auxílio financeiro e acompanhamento, o programa SER Família Mulher também atua na prevenção da violência contra a mulher, através de ações de conscientização e informação.
Grasi Bugalho enfatizou a importância do SER Família Mulher em Mato Grosso e da comunicação em todas as esferas da sociedade.
“Para que o programa funcione efetivamente, a comunicação deve ser reforçada em todas as instâncias, como escolas e comunidades. É fundamental que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que podem contar com o apoio do Estado e do município para recomeçar suas vidas”, disse Grasi.
A secretária também destacou a importância do acompanhamento multidisciplinar oferecido pelo programa.
“Além da transferência de renda, o programa oferece acompanhamento das beneficiárias por profissionais qualificados em serviço social ou psicologia, que fornecem suporte durante o período de concessão do auxílio moradia, garantindo assistência integral às mulheres em situação de violência. Precisamos fortalecer o apoio ao município, ampliando a rede de proteção e promovendo a assistência contínua”, complementou Grasi.
O programa estabelece medidas rigorosas para o cancelamento do benefício nos casos previstos em lei, garantindo que o auxílio seja destinado de forma justa e eficaz às mulheres que realmente necessitam.
Também participaram da reunião o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, a secretária adjunta de Assistência Social (Saas), Miranir Alcantara, e entre outros representantes do município.
Fonte: Governo MT – MT