2025 começou bem para o setor de veículos. Números divulgados pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias de automóveis, revelam que as vendas de carros e veículos comerciais leves cresceram 5,15% no primeiro mês do ano, na comparação com igual período de 2024.
No total, foram emplacadas 159 mil, 868 unidades, entre carros de passeio e utilitários leves. Comparando com dezembro, no entanto, houve queda e o recuo ficou na casa dos 30%.
Mas é importante lembrar que dezembro é, tradicionalmente, é um mês mais aquecido para o setor do que janeiro. Isso porque, as famílias costumam começar o ano com o orçamento mais apertado, em razão de despesas como despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser um período de férias e tudo isso acaba impactando negativamente o desempenho dos emplacamentos.
Ainda de acordo com os números da Fenabrave, considerando veículos de todos os tipos, o que inclui, além de automóveis de passeio e comerciais leves, também caminhões, ônibus e motos, por exemplo, o total de unidades emplacadas no primeiro mês de 2025 chega a 341 mil, 435 – também é um volume menor do que dezembro, mas é praticamente 6% superior a janeiro de 2024.
Considerando o desempenho do primeiro mês do ano, a entidade projeta bons resultados em 2025. A estimativa é emplacar, até dezembro, ao menos 4 milhões, 922 mil, 493 veículos, o que representaria uma alta de 7% em relação às pouco mais de 4 milhões, 599 unidades emplacadas em 2024.
As projeções são de alta em todos os segmentos, com destaque para automóveis de passeio e comerciais leves e motos.