Os contratos futuros da soja operam em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (28), após registrarem leves perdas na sessão anterior. Por volta das 8h20 (horário de Brasília), os contratos mais negociados apresentavam ganhos entre 2,25 e 6 pontos, com o vencimento para maio cotado a US$ 10,40 e o de julho a US$ 10,50 por bushel. O movimento de valorização também se estende ao milho e ao trigo.
O avanço nos preços reflete, em parte, os dados divulgados pelo Outlook Forum do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que indicam uma redução na área destinada ao cultivo de soja na safra 2025/26. No entanto, o mercado segue atento ao desenvolvimento da colheita na América do Sul, que ocorre em ritmo próximo ao normal devido às condições climáticas mais favoráveis. Na Argentina, as lavouras apresentam sinais de recuperação após as perdas acumuladas em função da seca e das altas temperaturas.
Além das questões de oferta e demanda, os traders monitoram a escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Nesta sexta-feira, Pequim alertou que a imposição de novas tarifas por Washington poderá prejudicar o diálogo bilateral. Em resposta às tarifas adicionais do governo de Donald Trump, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, declarou que ameaças não são o caminho adequado para negociações e que o respeito mútuo deve ser a base das relações entre os dois países.
Diante desse cenário, o mercado da oleaginosa permanece volátil, equilibrando as perspectivas para a nova safra norte-americana e os desdobramentos do comércio internacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio