Suinocultura de Mato Grosso do Sul registra crescimento e supera 3,39 milhões de suínos abatidos em 2024

0
16

A suinocultura de Mato Grosso do Sul segue sua trajetória de expansão, alcançando números expressivos e consolidando seu papel crucial no agronegócio brasileiro. Em 2024, o estado superou a marca de 3,39 milhões de suínos abatidos, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior, quando o abate foi de 3,17 milhões. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em parceria com o Sistema Famasul.

Este crescimento é reflexo da eficiência e competitividade do setor, que, conforme a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas), projeta um avanço ainda mais significativo em 2025, com a expectativa de aumento de 49% no plantel, totalizando 152 mil matrizes.

Em apenas dois anos, a suinocultura no estado registrou um aumento de quase meio milhão de animais abatidos, saltando de 2,95 milhões em 2022 para 3,39 milhões em 2024 — um crescimento de 15%. Este crescimento contínuo tem atraído investimentos de grandes empresas e cooperativas, além de fomentar a instalação de novos frigoríficos, agroindústrias e cooperativas em Mato Grosso do Sul, fortalecendo toda a cadeia produtiva e gerando novas oportunidades para os produtores locais.

Renato Spera, presidente da Asumas, ressaltou que a expansão da capacidade de abate, como a ampliação da JBS para 10 mil cabeças por dia, e a instalação de uma central de genética líquida pela Agroceres PIC, são exemplos claros da força do setor. Além disso, ele destacou os investimentos em modernização das granjas, aprimoramento da nutrição e fortalecimento das boas práticas sanitárias.

“Este movimento reafirma o potencial do estado como um polo estratégico para a suinocultura. Programas como o Leitão Vida e o Programa Asumas de Sustentabilidade (PAS), com o apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, são fundamentais para o crescimento do setor. Eles elevam os padrões sanitários e provam que é possível produzir de forma eficiente e sustentável”, afirmou Spera.

Em paralelo ao crescimento da produção, Mato Grosso do Sul também se destacou no comércio exterior. Em dezembro de 2024, o estado exportou 1,47 mil toneladas de carne suína in natura, representando um aumento de 26% em comparação com o mesmo mês de 2023. No total acumulado do ano, as exportações somaram 20 mil toneladas, consolidando o estado como um dos maiores polos exportadores de carne suína do país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio