Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira, 7 de fevereiro, para se inscrever gratuitamente. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar mais de 112 mil novas vagas, que serão distribuídas em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre de 2025, com oferta de 67.301 vagas, e outro para o segundo semestre, com oferta prevista de 44.867 vagas. Para participar, os estudantes devem atender aos critérios estabelecidos pelo MEC para cada tipo de perfil: cotista, Fies Social ou não.
Entenda os critérios para cada perfil:
Fies Social
Em 2024, o ministério lançou o Fies Social, uma nova modalidade do Fies que oferece condições especiais para alunos de baixa renda. O Fies Social reserva metade das vagas ofertadas em cada processo seletivo para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na situação de ativos. Para esse grupo, o programa permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Cotas
Desde 2024, tanto para quem atende aos critérios do Fies como aos do Fies Social, o MEC reserva vagas a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, assim como às pessoas com deficiência (PCDs). Para disputar um financiamento, os interessados com perfil de cotistas, ao se inscreverem nos processos seletivos regulares do Fies, devem indicar o seu perfil étnico-racial e/ou de PCD.
O percentual das vagas reservadas é calculado de acordo com a proporção da população de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs em cada unidade da Federação onde estiver instalada a instituição de ensino superior pretendida pelo candidato, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Inscrições gerais
Para disputar as vagas ofertadas no Fies e Fies Social, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — qualquer uma de suas edições a partir da de 2010 até a mais recente — e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação. É vedada a inscrição de quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.
Já quem não possui o perfil para concorrer às vagas do Fies Social deve ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
As inscrições nos processos seletivos do Fies são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único. Neste, os estudantes podem obter as informações atualizadas sobre o programa e os cronogramas oficiais dos processos seletivos, bem como os editais que os regem.
Confira o cronograma completo do Fies:
- .
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação