Ultrassonografia de Carcaça Destaca-se nas Avaliações do Promebo em 2024

0
32

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) divulgou os números referentes às avaliações do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) realizadas ao longo de 2024. O programa registrou um total de 36.580 avaliações, com destaque para a técnica de ultrassonografia de carcaça, que contabilizou 6.656 análises, representando um crescimento de 26% em comparação com 2023.

A ultrassonografia de carcaça é uma ferramenta crucial para os pecuaristas que produzem carne, pois permite estimar a qualidade do produto antes do abate. Além de características tradicionais como Desmama e Sobreano, a ultrassonografia possibilita uma avaliação detalhada da espessura de gordura subcutânea, da área de olho de lombo (indicativa do rendimento das carcaças), do marmoreio (relacionado à maciez e suculência dos cortes), da musculatura e do grau de acabamento geral da carne.

Silvia Freitas, Superintendente de Registro Genealógico da ANC, destaca a importância dessa técnica para os produtores de carne, afirmando que a busca por reprodutores com dados positivos de ultrassonografia de carcaça tem se intensificado. “O produtor está cada vez mais qualificado e focado na melhoria do processo de produção. Eles buscam reprodutores com características que possam aumentar a produtividade, o rendimento e a lucratividade da propriedade, promovendo o crescimento do mercado com a adoção dessa técnica, em conjunto com outras avaliações”, explica.

A especialista também observa que o aumento nas avaliações de ultrassonografia reflete a qualificação dos produtores rurais, tanto aqueles que atuam com genética quanto os focados na produção de bovinos para abate. “Os criadores estão cada vez mais atentos às características dos reprodutores, visando não só a qualidade do produto final, mas também a otimização dos resultados ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o acasalamento até a obtenção da carne de excelência”, conclui Freitas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio