Agricultura e Meio Ambiente exibe biodiversidade aquática com mais de 30 espécies de peixes no Show Safra 2025

0
21
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson

Durante o Show Safra 2025, o estande da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apresentou um projeto inovador que chamou a atenção dos visitantes. A iniciativa destaca a importância da preservação da biodiversidade aquática em áreas agrícolas, desmistificando a ideia de que o agronegócio e a conservação ambiental são opostos.

O projeto consiste na coleta de peixes em nascentes, brejos, áreas alagadas e pequenos riachos dentro de propriedades rurais de grande escala. Essas áreas estão localizadas em reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), territórios protegidos por lei que abrigam uma surpreendente diversidade de espécies aquáticas. O projeto busca demonstrar a riqueza de espécies desses ambientes sugerindo um equilíbrio ambiental nessas prioridades rurais, ressaltando o papel do agro na conservação da biodiversidade.

Dentro do aquário exposto no estande há mais de 30 espécies de peixes que encantaram quem por lá passava. Entre elas, estavam Pyrrhulina marynae, Jupiaba apenima, Metynnis lippincottianus, Centromochlus sp e Rhamdia quelen. Pequenos em tamanho, mas gigantes em significado ecológico, esses peixes são sensíveis a mudanças ambientais. Sua presença sugere que os ecossistemas hídricos nas propriedades agrícolas estão preservados, demonstrando que os produtores desempenham um papel essencial na manutenção desses habitats.

“Muito mais do que um aquário expositivo, o projeto serviu como um alerta e um convite à reflexão. Muitas dessas espécies passam despercebidas pelo público, mas desempenham funções essenciais no equilíbrio ambiental. Ao trazer essa realidade para o Show Safra Mato Grosso 2025, a iniciativa reforça que produção agrícola e preservação ambiental podem e devem caminhar juntas”, pontua secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

O biólogo André Bulgarelli, que é idealizador do projeto, enfatiza. “A Convivência entre o agronegócio e a biodiversidade já é uma realidade em muitas propriedades rurais. Através de boas práticas ambientais, é possível garantir que a agricultura continue a crescer de maneira sustentável, protegendo não apenas os recursos naturais, mas também toda a vida que deles depende “.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e destaca a importância do diálogo entre o setor produtivo e a preservação ambiental. O projeto mostra que, com planejamento e responsabilidade, o agro pode ser um grande aliado da natureza.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT