Uma das atrações mais curiosas e tecnológicas do Show Safra MT 2025 foi o cão-robô apresentado por uma empresa de segurança que atua em Lucas do Rio Verde. O equipamento, que imita os movimentos de um cachorro, tem fascinado visitantes de todas as idades — especialmente as crianças — e se tornado ponto obrigatório para fotos e vídeos. Mas, por trás do visual futurista, há um sistema avançado voltado para segurança eletrônica.
Rafael Rojas, um dos representantes da empresa, explicou que, embora atualmente o robô esteja sendo utilizado como ferramenta de demonstração e entretenimento, seu verdadeiro propósito é atuar na vigilância de ambientes.
“Ele possui sensores infravermelhos, detecta gases nocivos ao ser humano, grava, filma, tira fotos e ainda faz rondas de forma autônoma. Por meio de um aplicativo, é possível determinar as rotas que ele deve seguir, o que o torna ideal para sistemas de segurança em empresas, residências ou propriedades rurais”, destacou Rafael.
Entre as perguntas mais frequentes feitas pelos visitantes estão a respeito da velocidade, duração da bateria e funcionalidade prática do robô. A tecnologia embarcada impressiona por sua capacidade de reconhecimento de ambientes e detecção de ameaças em locais de difícil acesso, como áreas de mata ou veículos fechados.
O interesse pelo robô é uma amostra do quanto a tecnologia tem invadido os espaços do agronegócio, não apenas nos processos produtivos, mas também na área da segurança patrimonial. “É uma novidade muito recente, e isso desperta uma curiosidade enorme. As pessoas se surpreendem ao ver de perto algo que até pouco tempo só existia nos filmes”, comentou.
Fonte: Verbo Press