Estudantes da Rede Estadual de MT se destacam em São Paulo e garantem vaga no Mundial de Robótica nos EUA

0
22
Assessoria

Dez estudantes da rede estadual de ensino que compõem a equipe Mutum-X, vão representar o Brasil no mundial de Robótica, em Houston, nos Estados Unidos, no mês de abril. Os jovens talentos foram classificados no Festival de Robótica Educacional 2025, realizado em São Paulo, no início do mês de março.

No evento, oito equipes formadas exclusivamente por estudantes da rede estadual de Mato Grosso participaram da First Robotics Competition (FRC), demonstrando criatividade, trabalho em equipe e habilidades tecnológicas de ponta. O torneio é conhecido por desafiar os competidores a desenvolver soluções inovadoras na área da robótica.

A equipe Mutum-X se destacou ao conquistar o prêmio Rookie All-Star, concedido às equipes estreantes com melhor desempenho. A equipe, formada por oito estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Celso Henrique Souza Barbosa e dois estudantes da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, também alcançou a fase final do Regional – SP, consolidando-se como uma das grandes promessas da competição.

Criada em 2024, a Mutum-X teve sua primeira participação no torneio Off Season, realizado em agosto, em Cuiabá. Durante o Festival de Robótica em São Paulo, a competição também promoveu um importante intercâmbio entre os participantes, contando até mesmo com a presença de uma equipe da Argentina.

Os estudantes que irão representar o Brasil no Mundial de Robótica pela Escola Estadual Militar Tiradentes, são: Carolina Andrade Santos, Eduardo Henrique Vidal, Gabriel Felippe Dresseno, Ketlen Pereira da Silva, Luiz Antônio Veríssimo, Rafael Rodrigues Vieira, Thiago Thomaz de Sousa, Vagner Antônio Lorencato Júnior. Já pela Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, são: Raul Chaves Trennepohl e Yuri Fernando da Silva Ribeiro, sob a orientação do mentor Professor Marco Aurélio Fernandes.

A conquista da Mutum-X representa um grande avanço para a robótica educacional em Mato Grosso, incentivando cada vez mais jovens a ingressarem no mundo da tecnologia e da inovação. O desafio agora será representar o Brasil com êxito no Mundial de Robótica, levando a garra e o talento mato-grossense para a competição internacional.

Fonte: Governo MT – MT