Quanto mais opções de medicamentos genéricos no mercado, menores são os preços cobrados pelo produto.
Essa é a constatação de estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, que mediu os impactos dos genéricos no preço dos remédios e concluiu que a queda pode passar dos 50%.
Vale lembrar que remédios genéricos são aqueles que têm exatamente as mesmas características do chamado remédio referência, ou remédio de marca. E têm a mesma eficácia e segurança.
Eles só podem ser produzidos depois que termina o período em que uma determinada marca tem a parente do medicamento, o que geralmente acontece depois de 20 anos após o lançamento – em casos específicos, até antes.
Os genéricos costumam ter preços mais acessíveis e, por isso, acabam fazendo com que os concorrentes mantenham preços competitivos.
De acordo com o estudo do Ipea, quando o primeiro genérico de um determinado produto entra no mercado, ele faz com o preço mínimo do produto original caia, em média, 21%.
A partir do terceiro medicamento genérico do mesmo produto, a economia média chega a 55%.
Para falar de uma forma mais simples de entender, seria como se remédio que originalmente custasse 100 reais, passasse a custar cerca de 79 reais com a chegada no mercado do primeiro genérico e, 45 reais, quando já existem ao menos 3 opções de genérico daquele mesmo produto.
Ainda de acordo com o Ipea, optar pelos medicamentos genéricos já é hábito entre os brasileiros. Atualmente, a cada três medicamentos vendidos, um é genérico.