Metade dos brasileiros já foi vítimas de golpes.
E, entre eles, aos menos 54% tiveram perda financeira.
Os dados são de “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2025”, desenvolvido pela Serasa Experian.
Para elaborar o documento, foram entrevistadas 877 pessoas entre 18 e 65 anos, nas cinco regiões do país. Em média, os respondentes relataram que foram vítimas de uma ou duas fraudes e têm dois ou três conhecidos que também sofreram o mesmo.
Dentro do universo de brasileiros que perderam dinheiro com fraude, a maior parte teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil.
O tipo de golpes mais comum, relatado por praticamente 48% dos entrevistados, foi o “uso o indevido de cartões de crédito”, ou seja, o uso por terceiros, sem autorização, ou a falsificação do cartão.
Fraudes financeira, como o pagamento de boleto falso ou pix fraudulento, e o phishing aparecem na sequência.
Phishing é um tipo de comunicação fraudulenta que aparenta ser de fonte confiável e que os criminosos geralmente usam para roubar dados da vítimas.
Recorte por gênero mostra que, entre os homens, 52,5% informaram ter sofrido fraude; já entre as mulheres o percentual fica em 49,3%
Em relação à idade, o estudo confirma que, quanto maior a idade, maior a proporção de vítimas de golpes. Na faixa etária de 18 a 29 anos, 40,8% dos entrevistados mencionaram terem sido vítimas.
Entre 30 e 49 anos, o percentual sobe para 51,9% e vai para 57,8% no grupo de pessoas com mais de 50 anos.