A safra brasileira de trigo para 2025 deve atingir cerca de 9 milhões de toneladas, o que representa 3% da produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas no país. Contudo, o Brasil segue sendo deficitário na produção do grão, com um consumo anual superior a 12,5 milhões de toneladas, o que obriga o país a importar grandes volumes de trigo. Em 2025, espera-se que a produção seja 15% maior do que a safra de 2024, mesmo com uma área de plantio reduzida, devido ao maior potencial produtivo.
Inovação no Mercado de Trigo
A OpenSolo, empresa especializada em intermediação de negócios do agronegócio, em parceria com a GDM-Biotrigo, líder na aplicação de tecnologias de ponta na produção de sementes, está trabalhando para popularizar a variedade TBIO Blanc no estado de São Paulo. Esta cultivar de trigo branqueador traz inovações que beneficiam produtores, indústria e consumidores, integrando os diferentes elos da cadeia produtiva e proporcionando maior rentabilidade aos produtores.
Desde o início de seu projeto, em 2022, a OpenSolo já vendeu um volume três vezes maior da TBIO Blanc para a safra de 2025. A cultivar apresenta alta resistência a doenças e um elevado potencial de rendimento, com sua performance sendo aprovada por mais de 80 moinhos nacionais. Além disso, a TBIO Blanc destaca-se pela luminosidade superior a 94, um critério importante para a comercialização do trigo no Brasil, e pela maior força de glúten, garantindo mais segurança e produtividade para os trigos branqueadores.
Vantagens e Reconhecimento do Mercado
De acordo com a OpenSolo, nas últimas duas safras, a cultivar TBIO Blanc obteve um prêmio de 15% a mais em comparação ao trigo comum (tipo 1), o que representa aproximadamente R$ 150,00 por tonelada a mais. Rafael Mihailovici, especialista em grãos da OpenSolo, explica que o trigo é um ingrediente essencial na alimentação diária dos brasileiros, presente em produtos como pães, massas e biscoitos. Ele destaca que a inovação e a qualidade trazidas pela TBIO Blanc são fundamentais para valorizar o trabalho dos produtores e beneficiar toda a cadeia produtiva.
Perspectivas para o Setor e Plantio
A variação do trigo tem se mostrado promissora para o agronegócio brasileiro. Após a colheita da soja, os produtores devem iniciar o plantio do trigo no final de março ou início de abril, com um ciclo médio de 140 dias, sendo que a colheita dos primeiros grãos está prevista para o final de agosto. Segundo Rafael Mihailovici, a TBIO Blanc é um exemplo claro de como a tecnologia pode impulsionar a produtividade, qualidade e rentabilidade do trigo no Brasil, atendendo tanto às demandas do mercado quanto do consumidor final.
A luminosidade do trigo, medida em uma escala que vai de zero (preto) a 100 (branco), é um critério essencial na avaliação da qualidade do grão. Quanto mais próxima de 100, mais branca será a farinha gerada a partir do trigo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio