A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, suspendeu temporariamente, no fim da semana passada, a comercialização do creme dental Colgate Clean Mint devido a relatos de possíveis reações adversas.
Entre os relatos de consumidores que contribuíram para a decisão estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação ou ardência, inflamação na gengiva e edema nos lábios.
Segundo a Anvisa, estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.
A empresa envolvida é uma das gigantes do setor. A pasta interditada é a Clean Mint, lançada no país em julho do ano passado. É uma versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12.
A Colgate conseguiu reverter a suspensão de uso e comercialização, mas a Anvisa pede que o consumidor comunique o órgão imediatamente se sofrer algum tipo de evento indesejado relacionados ao uso do produto.