A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, suspendeu temporariamente, no fim da semana passada, a comercialização do creme dental Colgate Clean Mint devido a relatos de possíveis reações adversas.
Entre os relatos de consumidores que contribuíram para a decisão estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação ou ardência, inflamação na gengiva e edema nos lábios.
Segundo a Anvisa, estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.
A empresa envolvida é uma das gigantes do setor. A pasta interditada é a Clean Mint, lançada no país em julho do ano passado. É uma versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12.
Se você tem unidades do item suspenso na sua casa, é importante ficar atento. De acordo com a Anvisa, o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança.
A orientação principal ao consumidor neste momento, portanto, é interromper o uso da pasta. Guarde embalagens para eventual registro de reclamação e procure orientação médica caso você manifeste algum tipo de sintoma que seja persistente ou grave.
E a Anvisa pede que o consumidor comunique o órgão imediatamente se sofrer algum tipo de evento indesejado relacionados ao uso do produto.
Outra orientação da Agência é que os consumidores acompanhem as notícias no portal da Anvisa para obter informações sobre o término das investigações.
Vale ressaltar que a interdição é uma medida cautelar. Ou seja, é preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e conclusão do caso.
Neste primeiro momento, a suspensão vale por 90 dias.