Uma ação da Polícia Penal impediu que três celulares jogados por um drone chegassem às mãos de presos na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis. A apreensão ocorreu na madrugada de domingo (23.3)
A direção da unidade prisional orientou uma equipe para ficar de vigilância e verificar a atividade de possíveis drones sobrevoando a penitenciária. A ação ilícita é usada por criminosos para tentar levar celulares e entorpecentes aos presos.
Policiais penais, que estavam de sentinela nas torres, avistaram um aparelho sobrevoando o espaço da penitenciária em direção aos raios 2 e 4. A equipe, que estava no térreo em vigilância, conseguiu chegar imediatamente à área dos raios e apreendeu dois pacotes que continham três celulares e um carregador.
Mais de 600 celulares apreendidos
Considerando o período entre o ano de 2021 e o início deste ano, o número de celulares apreendidos com drones é de 692 na unidade prisional masculina de Rondonópolis.
Para chegar a esse resultado, a direção da penitenciária implantou uma série de medidas de segurança, reforçadas a partir do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas.
No dia 18 de março, policiais penais apreenderam, nos arredores da penitenciária de Rondonópolis, mochilas com dezenas de materiais, entre eles quatro drones, 29 baterias de drones, controles, 28 celulares, 18 carregadores completos, fones de ouvido, três garrafas com bebida alcoólica e barras de Durepox. O material foi deixado por dois suspeitos em uma área de mata perto da penitenciária e fugiram assim que viram a aproximação dos policiais.
O diretor da penitenciária de Rondonópolis, Ailton Ferreira, reforçou que as ações de vigilância e segurança na segunda maior unidade prisional do Estado evitaram que centenas de celulares levados por drones acabassem nas mãos de presos. “Na apreensão em que localizamos quatro drones, o prejuízo causado à criminalidade foi estimado em aproximadamente meio milhão de reais”, apontou o diretor.
Fonte: Governo MT – MT