Prefeito garante parceria com ACIR e setor produtivo

0
7
Diretores da ACIR junto ao prefeito Cláudio Ferreira, na Prefeitura de Rondonópolis | Vandi

Representantes da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) fizeram na manhã desta quinta-feira (27) a primeira visita oficial ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira. Os empresários apresentaram uma relação de demandas e sugestões ao mandatário, com foco no desenvolvimento cidade, com alguns pedidos de parcerias em ações da entidade. O gestor, por sua vez, se mostrou receptivo às demandas, garantindo algumas parcerias e o compromisso com a retomada do protagonismo econômico do município.

A lista de demandas entregues ao prefeito contempla ações nas mais variadas áreas da cidade, como segurança pública, oferta de creches, infraestrutura industrial, ordenação do trânsito, revitalização do Centro, entre outras que impactam na atração de investimentos ainda que indiretamente. “O único candidato que solicitou para a associação, na época da eleição, sugestões do setor para montar seu plano de governo foi o Cláudio. Agora viemos reforçar as sugestões e demandas não como candidato, mas como prefeito. Mas não é só cobrar, a gente coloca a associação à disposição do prefeito, para atuar como outro braço da Prefeitura”, externou a presidente da ACIR, Denise Freitas.

O prefeito Cláudio Ferreira destacou aos empresários que a gestão quer valorizar à livre iniciativa, tirando os obstáculos de quem produz e favorecendo a geração de empregos, atração de novos investimentos e aumento de receita para as ações públicas. Entre as demandas recebidas, ele adiantou que a sua administração já vem atuando em prol da revitalização do Centro, com o anúncio da entrega do terminal urbano de ônibus, na área da antiga rodoviária, e um projeto de acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Na área burocrática, sinalizou o propósito de avanço no processo de digitalização dos serviços públicos, facilitando os negócios.

Cláudio Ferreira anunciou que pretende buscar Parcerias Público-Privada (PPPs) com o setor empresarial visando a construção de novos distritos industriais em Rondonópolis, sejam grandes ou pequenos. Nisso, ele explicou que, muitas vezes, o Município não pode fazê-lo por limitações econômicas, mas que isso pode ser concretizado pela PPP, com o poder público entrando com as licenças e incentivos. “Vamos ter uma grande parceria com a ACIR, com o setor produtivo. Vamos deixar um ambiente de negócios menos hostil, mais favorável aos negócios, o que é bom para todo mundo, pois gera emprego, renda e mais impostos para serem revertidos à população”, afirmou.

A presidente da ACIR, Denise Freitas, avaliou a reunião como muito produtiva, não só para a entidade como para o desenvolvimento da cidade, com o compromisso de parcerias que possam criar um ambiente mais favorável aos negócios e à atração de novos investimentos. Além das demandas diretamente relacionadas ao município, a diretoria da ACIR solicitou da Prefeitura de Rondonópolis apoio em iniciativas realizadas pela entidade e que também contribuem com a economia da cidade, a exemplo da Feira da Empregabilidade, que acontece agora em abril. Nesse caso, o Município prometeu dar apoio através do fornecimento de transporte público ao local do evento.

O prefeito garantiu que o Município será parceiro da entidade ainda na Corrida ACIR, hoje a segunda maior corrida de rua do Estado. “Eu achei isso muito importante não só para incentivar o esporte e o bem-estar, mas também por aquecer toda a economia, pois vem gente de várias partes do Estado”, analisou o prefeito. A entidade também solicitou apoio do poder público na atualização do Perfil Rondonópolis, um compilado de informações locais, cuja última edição saiu em 2017. Nesse projeto, o Município ficou de dar apoio na impressão.

Denise reforçou ainda que os empresários entendem como necessária a implantação da fiscalização eletrônica e do pátio de apreensões em Rondonópolis, para ordenamento e pacificação do trânsito.

“Antigamente a gente falava, se o gestor não atrapalhar, já está bem. Com o Cláudio, além dele não atrapalhar, estamos vendo que ele quer ajudar a desenvolver o município”, externou Denise.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT