sexta-feira, 28 março 2025
Início Cidades Sorriso Prefeitura participa de evento do Judiciário sobre autismo

Prefeitura participa de evento do Judiciário sobre autismo

0
10
Texto: Larissa Gribler Fotos: Reginaldo de Souza
O objetivo da iniciativa é fomentar a inclusão social e ampliar a compreensão sobre o autismo

Na manhã desta terça-feira (25), o Poder Judiciário de Mato Grosso realizou um importante evento que abordou os cuidados e direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro ocorreu no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso e contou com a presença do vice-prefeito Acacio Ambrosini e de representantes da Secretaria da Mulher. A iniciativa teve como objetivo fomentar a inclusão social e ampliar a compreensão sobre o autismo.

A programação incluiu palestras e ações informativas que abordaram desde a identificação precoce do transtorno até os direitos garantidos por legislações específicas, passando por benefícios sociais e recursos disponíveis para pessoas autistas e suas famílias.

Durante sua fala, o vice-prefeito Acacio Ambrosini destacou a importância de ampliar o debate sobre o autismo e a necessidade de políticas públicas efetivas. “Precisamos falar cada vez mais sobre o autismo. O conhecimento e a conscientização são essenciais para garantir que as barreiras as famílias ainda enfrentam na sociedade sejam reduzidas e que os direitos sejam assegurados”, disse Ambrosini.

Na ocasião, vice-prefeito se reuniu com a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), para discutir a criação de um Centro para Autistas em Sorriso.

A iniciativa também teve como foco sensibilizar a população local sobre o impacto do autismo na vida das famílias e a importância do acesso a serviços adequados. Com a proximidade do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, eventos como este são muito importantes para promover debates e estimular a inclusão social das pessoas com TEA.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT