A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou visitas aos organizadores de festas tradicionais de santos do município. O objetivo foi conhecer a história de cada uma das tradições, como é realizada a arrecadação de fundos para a promoção da festividade para entender como o governo municipal pode atuar.
As festas tradicionais de santos, segundo relatos de populares, têm como objetivo manter uma tradição e costumes que são passados de geração em geração. Elas surgiram a partir de promessas feitas por membros da família, que em momento de dificuldade, prometeram rezar ou fazer uma ladainha em troca da cura.
Com o tempo, há relatos de que as celebrações foram se expandindo, passando a ter almoços, jantares e até mesmo apresentações artísticas, reunindo família e a comunidade e seguem até os dias atuais.
A Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, falou sobre as visitas e o papel da secretaria em manter as tradições diamantinenses.
“A nossa equipe visitou os organizadores para entender a realidade de cada um, na intenção de conhecer cada uma das festividades, para que possamos dentro da legalidade buscar meios de ajudar cada festeiro.”
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo durante a visita orientou ainda sobre a importância da formalização dos projetos para que possam participar de editais para a captação de recursos, como os da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT