
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), abriu um processo seletivo para o preenchimento de 47 vagas do curso de Especialização em Gerontologia. O público-alvo são profissionais graduados em diferentes profissões da área da saúde, diretamente vinculados à assistência da pessoa idosa e inseridos nas redes de atenção em saúde, ligados às esferas federal, estadual ou municipal.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Escola de Saúde Pública (https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/qVCk9CkA) até as 23h59 do dia 30 de março de 2025, mediante a entrega dos documentos necessários.
São 23 vagas para profissionais oriundos de Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (E-Multi), oito para profissionais que atuam em Hospitais Regionais, quatro para equipes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nove para os Centros de Especialidades em Reabilitação (CER) e três para as Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar.
A seleção deve contemplar profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Arteterapia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Sílvia Tomaz, o objetivo da ação é formar profissionais de saúde especialistas em Gerontologia, para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitarem o cuidado integral e integrado da pessoa idosa.
“A qualificação vai possibilitar intervenções mais eficazes, considerando a saúde física, cognitiva e psicossocial dos pacientes visando à autonomia, independência e bem-estar das pessoas idosas”, explicou a gestora.
De acordo com a coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da ESP-MT, a doutora em Gerontologia Leila Auxiliadora José de Sant’ Ana, com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, é cada vez mais importante preparar os profissionais para uma abordagem digna das especificidades de cada pessoa, visto que o envelhecimento é heterogêneo e multidimensional.
“É uma área que envolve vários profissionais que lidam com os desafios e oportunidades que se apresentam ao longo da vida. Portanto, há que se ofertar um atendimento mais qualificado e humano, considerando as necessidades específicas da pessoa idosa, e de igual importância, trabalhando para implementação e qualificação do acesso e serviços direcionados à população idosa, seus familiares e cuidadores”, destacou Leila.
Ainda de acordo com a coordenadora, pensar a capacitação dos profissionais na área da gerontologia é também construir elos para enfrentamento aos preconceitos, discriminação e conflitos entre as gerações e pela luta por uma sociedade digna para todas as idades.
A especialização vai tratar da importância da formação em Gerontologia no SUS; princípios e fundamentos em Geriatria e Gerontologia no século XXI; avaliação multidimensional da pessoa idosa; política pública de saúde: Estado e sociedade; atuação interprofissional em Gerontologia; síndromes geriátricas; condições crônicas comuns no envelhecimento; envelhecimento saudável e promoção da saúde; e urgências e cuidados paliativos na velhice.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 7 de abril de 2025. O curso será realizado de forma presencial, em Cuiabá, e terá carga horária de 366 horas, que já inclui seminários de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Fonte: Governo MT – MT