Foi realizado nesta quinta-feira (27), no Show Safra Pecuária uma palestra e leilão dedicados a ovinocultura. Embora a pecuária bovina seja tradicionalmente a mais predominante no Mato Grosso, a ovinocultura vem apresentando um crescimento significativo devido à demanda crescente pela carne e lã de cordeiro, além de produtos derivados.
De acordo com o diretor técnico da Associação Mato-Grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), João Osório Félix da Silva, os produtores têm investido em técnicas de manejo e melhoramento genético para aumentar a produtividade do rebanho, incluindo alimentação balanceada, cuidados com saúde animal e programas de reprodução.
“Até recentemente não tínhamos frigorífico para abater e hoje já temos dois aqui no Estado, isso faz com que a atividade esteja em ampla expansão. Porém, é necessário que os produtores entendam de como funciona o manejo reprodutivo, a seleção dos animais, das matrizes, das vacinações e também sobre a profilaxia de doenças, para garantir uma produção e saúde dos animais” explica o diretor.
Levantamento mostra que o mercado para carne ovina tem se expandido, tanto no consumo interno quanto na exportação. A carne de cordeiro é apreciada por seu sabor e maciez, e há uma crescente valorização dos produtos locais.
Quanto a participação do seguimento no Show Safra Pecuária, o diretor destacou a abertura da feira para a exposição, debates e leilões de ovinos.
“A Fundação Rio Verde é uma instituição muito forte no setor da pesquisa de plantas, mas também está abrindo espaço para as criações, vacas e ovinos, isso é muito interessante porque a região, o Mato Grosso, não é só lavoura, temos atividades já consolidadas aqui como a produção de ovos, com frango, suíno e a ovinocultura ainda está em crescimento, por isso é necessário que se faça essa divulgação e tenha incentivo para criadores do Mato Grosso e se torne o maior criador de ovelhas do Brasil”, declarou o diretor.
Fonte: Verbo Press