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TPSL Recebe Habilitação para Exportar Milho à China

O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), operado pela VLI, uma companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, obteve recentemente a habilitação para exportar milho para a China, consolidando sua posição estratégica na cadeia logística do Brasil. Esta conquista não só demonstra a conformidade com os rigorosos protocolos fitossanitários exigidos pelo mercado chinês, mas também destaca o potencial de crescimento do Arco Norte (Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia) como rota vital para as exportações brasileiras.

A procura da China pelo milho brasileiro intensificou-se após 2022, quando o conflito na Ucrânia afetou o abastecimento de grãos. Em resposta, o país asiático expandiu seus contratos comerciais e, a partir de 2023, estabeleceu protocolos quarentenários exigentes, incluindo restrições relacionadas a sementes e pragas originárias do Brasil. Para atender a esses novos requisitos, o TPSL passou por um rigoroso processo de cadastro no Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa), com o registro do terminal como exportador de milho e a apresentação de documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e relatórios de monitoramento de aflatoxinas e agrotóxicos.

Além disso, a habilitação exigiu ajustes operacionais e treinamentos especializados para os colaboradores do terminal, com o objetivo de garantir a conformidade com os padrões exigidos pela China. Brenda Guedes, engenheira agrônoma responsável pela qualidade do produto na VLI, destaca: “Nosso compromisso é garantir a qualidade dos grãos, desde o recebimento até o embarque. Monitoramos rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais, assegurando que a carga chegue com segurança e qualidade ao cliente”.

Com a habilitação, o Brasil fortalece ainda mais sua posição como parceiro estratégico da China no fornecimento de milho. No ano passado, o Complexo Portuário de Santos também recebeu a autorização para exportação da commodity. O Arco Norte, que antes de 2023 não exportava grãos para o mercado chinês, alcançou uma performance notável, com 3,6 milhões de toneladas de milho exportadas em 2023 e 2,2 milhões em 2024, mesmo diante da retração do mercado global. “A participação do Arco Norte no mercado praticamente dobrou, passando de 23% em 2023 para 44% em 2024, e a tendência é que esse percentual continue a crescer em 2025, com a habilitação do TPSL”, afirma Vanessa Rocha, gerente de contas do segmento de Grãos da VLI.

Com o selo de qualidade exigido pela China, o TPSL não apenas atende às demandas atuais, mas também se prepara para explorar novas oportunidades no mercado internacional de grãos. Além do milho, o terminal já é habilitado para a exportação de soja à China.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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