Tuberculose mata 3,4 mil pessoas por dia; OMS alerta para baixo financiamento para prevenir e tratar a doença

0
19

Ao menos 3 mil e 400 pessoas morrem no mundo, todos os dias, vítimas de tuberculose.

É o que mostram dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que mantém para a tuberculose o status de doença infecciosa mais mortal do plane e alerta para o baixo financiamento para prevenir e tratar a doença em todo o mundo, o que coloca em risco milhares de vidas.

Em 2023, segundo a OMS, cerca de 10 milhões e 800 mil pessoas foram infectadas pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

Dessas, 1 milhão, 250 mil morreram em razão da doença.

Aqui no Brasil, para se ter uma ideia, foram identificados pouco mais de 80 mil casos no ano em questão, com uma média de mais de 10 mortes diárias pela doença.

A tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro.

Seu principal sintoma é uma tosse seca ou com secreção que dura mais de três semanas.

O paciente também pode apresentar febre baixa, suor noturno, cansaço, falta de apetite, perda de peso e rouquidão.

Se corretamente tratada, a tuberculose tem cura.

E é importante lembrar que, aqui no Brasil, tanto a prevenção, quanto o diagnóstico e o tratamento da tuberculose estão disponíveis no SUS.

Além dos exames para detectar a doença, as unidades de saúde da rede pública também oferecem a vacina BCG para proteger crianças das formas mais graves e disponibiliza tratamento preventivo para pessoas com maior risco de adoecimento.