Várzea Grande recebe 6.200 doses da vacina contra influenza

0
8

Neste primeiro momento somente grupos prioritários serão atendidos: gestantes, idosos e crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade

Várzea Grande já dispõe de vacinas contra a influenza. Nesta sexta-feira (28), a secretaria de Estado de Saúde fez o repasse de 6.200 doses do imunizante para o Município, e a partir do dia 1º de abril estará realizando a vacinação de gestantes, idosos e crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade. Neste primeiro momento somente esses grupos prioritários serão atendidos.

Como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, na próxima segunda as equipes estarão fazendo a contagem das doses e a distribuição dos lotes que serão encaminhados para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Já elaboramos todas as estratégias de vacinação. No dia 1º de abril estaremos atendendo em todos os postos de saúde de Várzea Grande. É importante que os pais levem os filhos pequenos para que possam se imunizar. É importante também que os idosos e as gestantes procurem uma unidade próxima a sua residência para se vacinar”.

A influenza é causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo ao levar ao óbito. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

Deisi destacou ainda que para assegurar a cobertura vacinal de 90% dos grupos de alto risco é necessário que gestantes, idosos e os pais de menores de cinco anos procurem as unidades de saúde para a imunização. “Temos que nos precaver para o período sazonal quando os vírus respiratórios circulam com maior incidência, para evitarmos agravos e óbitos. Temos limitação de leitos hospitalares e a prevenção será sempre o melhor remédio”, alertou a secretária.

A vacinação contra influenza envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais de saúde (SES) e municipais de saúde (SMS), sendo necessário integrar a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT