Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (25), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) fez uma homenagem às chamadas “supernovas” universidades federais, que completam sete anos. Ele também fez um convite para a audiência pública sobre a atuação dessas instituições, agendada para esta quarta-feira (26), a partir das 14h — o debate será promovido pela Comissão de Educação e Cultura (CE).
Wellington, que solicitou a audiência, lembrou que essas instituições foram criadas em 2018 a partir do desmembramento de universidades localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco e Tocantins. No requerimento do debate, ele destaca que as “supernovas universidades federais (…) desempenham um papel fundamental na democratização do ensino superior no Brasil”.
O senador também disse que as novas unidades — localizadas nas cidades de Rondonópolis (MT), Jataí e Catalão (GO), Parnaíba (PI), Garanhus (PE) e Araguaína (TO) — promovem a interiorização do ensino, garantindo acesso à educação superior para milhares de estudantes que não tinham a oportunidade de se mudar para as respectivas capitais estaduais.
Foram convidados para a audiência os reitores das seis universidades.
Ainda durante seu pronunciamento, Wellington elogiou dois eventos do setor do agronegócio realizados recentemente em seu estado, Mato Grosso: a Farm Show, em Primavera do Leste, e o Show Safra, em Lucas do Rio Verde. Ele também ressaltou a importância da tecnologia e da pesquisa agrícola para os resultados expressivos de Mato Grosso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado