“A unificação das pastas veio consolidar uma forma de trabalho que já vinha sendo praticada, trazendo mais agilidade e otimização ao processo”, declarou o secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Milton Geller, durante sua participação na 9.ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta quinta-feira (3 de abril).
A convite do vice-presidente da Casa de Leis, Emerson Farias, Geller discorreu sobre os trabalhos que estão sendo executados pela pasta, que agora reúne as ações das antigas Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Secretaria de Transporte (Semtra).
“Atualmente, contamos com maquinário e pessoal que nos permitem executar obras de maneira direta, diminuindo consideravelmente a necessidade de licitar”, contextualizou o gestor, citando, como exemplo, a iluminação pública instalada, em 2023, no trecho de acesso à MT-242. “Naquela obra, se fôssemos licitar, o custo seria de R$ 1,4 milhão, mas com equipe própria e trabalho integrado, o investimento ficou em R$ 400 mil”.
A usina móvel de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), adquirida em 2023, também amplia de maneira considerável a autonomia da Sintra para executar obras de pavimentação, que já atuava com o microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF). Nosso planejamento contempla a revitalização da malha urbana da cidade em vários pontos, com a utilização do CBUQ nas vias principais, com maior movimento, e consequentemente, maior desgaste.
Já nas vias com menos tráfego, o trabalho segue sendo feito com MRAF. Ao mesmo tempo, para agilizar o serviço, também é acionada a empresa licitada para revitalização asfáltica sempre que há necessidade. O olhar atento à pavimentação não apenas garante asfalto bom onde a benfeitoria já faz parte da paisagem, como também implanta o tapete de petróleo onde as vias de terra ainda imperavam, ou em trechos onde é preciso ampliar a mobilidade na cidade que cresce a 20% ao ano.
“Ali na região do Lago da Zona Leste, mudamos toda aquela paisagem, resolvemos um problema antigo de drenagem, e, graças ao prolongamento, e a pavimentação da Rua Iguaçu, melhoramos a mobilidade do trânsito, revitalizamos o local e estamos entregando um novo cartão postal”, destacou, complementando que neste ano, a partir do segundo semestre, deve ser feita a impermeabilização do lago, garantindo estrutura cheia durante o ano todo, assim como a implementação de infraestrutura esportiva.
Geller pontuou ainda que o trabalho com equipes próprias também amplia a capacidade de investimento da pasta. Antes de reforçarmos o parque de máquinas, nossa capacidade de investimento era de 5%, e o orçamento restante ficava todo comprometido com o custeio das despesas.
“A partir da execução de obras de maneira direta, ganhamos fôlego de 30% para investimento”, comparou. O gestor também se colocou à disposição, tanto dos legisladores, quanto de todos os demais sorrisenses para o apontamento de demandas ligadas à infratestrutura urbana. Para facilitar o acesso dos munícipes, a Sintra pode ser acionada pelo 66 9690-1823, via WhatsApp.
“Quero agradecer a presença do secretário aqui, eu que sei como é a correria da pasta”, declarou o vereador Emerson, apontando que melhorias na drenagem seguem necessárias no Município. “É um problema antigo, e, para resolver definitivamente, será preciso rever toda a drenagem central, feita ainda nas décadas de 80 e 90, e que se mostra insuficiente para atender à intensa vazão das águas”, contribuiu.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT