Profissionais de todos os setores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 04, participando de uma oficina com objetivo de padronizar os processos internos e atendimentos nessas unidades.
O foco da Secretaria de Promoção e Assistência Social é aprimorar o fluxo de atendimento aos usuários, promover a padronização dos processos, além de identificar e compartilhar boas práticas de atendimento, conforme informou a gerente do Departamento de Vigilância Socioassistencial do Município, Alessandra Oliveira.
Os profissionais envolvidos discutiram como estruturar um fluxo de atendimento que assegure a equidade, a qualidade e a efetividade dos serviços prestados à população.

Fichas de atendimento, prontuários, relatórios e planos de acompanhamento foram alguns dos elementos abordados para assegurar a sistematização das informações e a segurança dos registros, de acordo com as normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento destacou, ainda, o papel fundamental da proteção social básica na prevenção de situações de risco social e vulnerabilidades, apontando que a atuação preventiva é um dos pilares da atuação dos Cras e dos SCFVs, planejando e executando ações que antecipem e previnam o agravamento de situações de risco, facilitando o acesso da população aos direitos sociais.
Outro ponto abordado durante a oficina foi a importância de se manter um histórico preciso dos atendimentos realizados, com informações detalhadas sobre o atendimento às famílias e indivíduos.