Mato Grosso sedia no próximo sábado (3.5), a partir das 8h, o Meeting Paralímpico, que abrange competições de atletas com deficiência do alto rendimento e da iniciação esportiva. Idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para sua realização no Estado.
Com provas de atletismo e natação, as atividades ficarão concentradas no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e na Piscina da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Haverá disputas com atletas de alto rendimento e também competições escolares, que servem como seletivas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.
A programação contempla também as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e as disputas Intercentros, estas últimas voltadas para crianças de 7 a 10 anos, dos Centros de Referência Paralímpicos no Estado. Ao todo, 140 esportistas se inscreveram para o evento.
Na seletiva estadual das Paralimpíadas Escolares, estão inscritos 63 estudantes, na faixa etária de 11 a 17 anos. Os jovens esportistas representam os municípios de Alto Garças, Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Sorriso e Várzea Grande.
Em paralelo ao Meeting, a capital mato-grossense recebe ainda o Fórum Regional de Atletas Paralímpicos, que visa preparar os participantes para atuação em representações do segmento. Também promovido pelo CPB, o encontro ocorre de 3 a 5 de maio, no auditório da Arena Pantanal.
O Meeting Paralímpico é realizado desde 2021 pelo CPB com o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal. Neste sábado (3), a programação ocorre também em Curitiba (PR).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Cuiabá ou Curitiba podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Fonte: Governo MT – MT