Bayer apresenta soluções integradas para a safrinha de milho durante a Tecnoshow Comigo

0
23

De 7 a 11 de abril, a Bayer marca presença na 22ª edição da Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde (GO), um dos principais eventos voltados à inovação e tecnologia do agronegócio nacional. Durante a feira, a companhia apresenta um portfólio completo de soluções integradas, que inclui tecnologias para proteção de cultivos, sementes de alto desempenho e ferramentas digitais, com foco em aumentar a produtividade e rentabilidade das lavouras brasileiras, sem deixar de lado a sustentabilidade.

A empresa aproveita o alinhamento com o calendário agrícola da região para destacar suas soluções voltadas à cultura do milho. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), enquanto a colheita da safra de verão está na reta final em Goiás, o plantio da segunda safra está praticamente concluído. A estimativa da Conab é que o Brasil colha 122,8 milhões de toneladas de milho na safra 2024/25, crescimento de 6,1% em relação ao ciclo anterior — resultado da recuperação da produtividade e da ampliação da área plantada com milho safrinha.

Diante de uma safra marcada por desafios como a alta incidência de pragas e o clima seco, a inovação é aliada essencial para garantir a resiliência das lavouras. Um dos focos da Bayer é o combate à Mancha de Bipolaris, doença fúngica que tem causado sérios prejuízos à produção de milho no país. De acordo com a Embrapa, a doença pode provocar perdas superiores a 70% na produção.

“Para reduzir os danos provocados pela Mancha de Bipolaris, é fundamental adotar estratégias de manejo como a escolha de híbridos tolerantes, o monitoramento precoce, a rotação de culturas e o uso adequado de fungicidas”, orienta Luiz Márcio Bernardes, líder regional da unidade de negócios para milho da Bayer.

Entre as soluções oferecidas pela empresa está o fungicida Fox Xpro, primeiro produto no mercado com registro do ativo para o complexo de Bipolaris. Composto por bixafem, protioconazol e trifloxistrobina, o produto pode ser aplicado antecipadamente, ainda no estágio V4 da cultura, protegendo a planta antes da penetração do fungo e ajudando a evitar surtos da doença.

Outro desafio enfrentado pelos produtores é a cigarrinha-do-milho, um inseto sugador com potencial de perda de até 100% da produção, segundo a Embrapa. O manejo adequado inclui estratégias integradas — desde a escolha de híbridos resistentes e práticas culturais, como a destruição do milho tiguera, até o uso de inseticidas como o Curbix®, que oferece controle prolongado com efeito de choque e proteção às lavouras de milho e soja.

Na cultura da soja, a Bayer também apresenta oito diferentes ativos no manejo integrado de fungicidas, incluindo o lançamento do Nativo Plus. O produto, que combina tebuconazol, trifloxistrobina e oxicloreto de cobre, chega ao mercado com proposta de maior eficiência e sustentabilidade, sendo indicado para aplicação preventiva contra doenças como ferrugem asiática e mancha-alvo. O lançamento faz parte da estratégia global da empresa, que prevê mais de 20 novas formulações no Brasil até 2030.

Sementes e biotecnologia em destaque

No campo das sementes, os visitantes da feira poderão conhecer a biotecnologia VTPRO4, que se destacou no Concurso de Produtividade Elevada no Campo – Safra de Inverno 2024, promovido pelo Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap). Entre os híbridos apresentados estão o DKB 358 PRO4, com tolerância moderada ao complexo de enfezamento; o DKB 356 PRO4, com boa estabilidade e potencial produtivo; o DKB 360 PRO3, vencedor da categoria sequeiro no Fórum Getap; além de variedades das marcas Sementes Agroceres e Agroeste, como o AG 8701 PRO4, AG 8606 PRO4 e AS 1868 PRO4, todas com atributos adaptados à região Centro-Oeste.

Para a cultura da soja, a Bayer apresenta a Plataforma Intacta2 Xtend® (i2x), que tem demonstrado produtividade superior a 100 sacas por hectare. Com cerca de 194 variedades adaptadas a diferentes regiões do país, a tecnologia oferece flexibilidade no manejo de plantas daninhas, com tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, além de proteção contra lagartas. Um dos destaques é a cultivar Agroeste AS 3715 I2X, que alia precocidade, alto teto produtivo e sanidade foliar e radicular.

Agricultura digital e regenerativa

Em consonância com sua visão de agricultura regenerativa — produzir mais, com menos recursos e impacto ambiental positivo — a Bayer tem promovido programas como o PRO Carbono, que visa à resiliência dos ecossistemas agrícolas e gera oportunidades de negócios baseadas na sustentabilidade. Um dos destaques é a calculadora Footprint PRO Carbono, desenvolvida em parceria com a Embrapa, que permite mensurar a pegada de carbono na produção de soja, milho e algodão.

A plataforma Climate FieldView™ também integra o portfólio digital da empresa, com recursos para mapeamento em tempo real, análises de produtividade, recomendações personalizadas e relatórios comparativos. Programas como FieldView Advisor, Bayer Directo Nematoide (para aplicação localizada do nematicida Verango® Prime) e Bayer VAlora Milho (que otimiza a população de híbridos de milho por talhão) contribuem para o uso mais eficiente dos recursos nas propriedades rurais.

Durante a feira, o estande da Bayer também contará com a ação Impulso Bayer, que oferece 500 pontos para clientes que fizerem check-in ou cadastro no programa. Haverá ainda palestras, informações sobre treinamentos gratuitos oferecidos pela Escola Técnica Bayer e consultoria especializada aos produtores. Mais informações podem ser acessadas em: www.agro.bayer.com.br.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio