Encontro no Rio de Janeiro
Os chanceleres do Brics – bloco que reúne as principais economias emergentes – realizam nesta semana, no Rio de Janeiro, uma série de reuniões que deverão culminar na publicação de uma declaração oficial.
Defesa do multilateralismo
O documento, que será divulgado já nesta segunda-feira (28), deverá condenar a imposição unilateral de tarifas, em um gesto de defesa à arquitetura global do multilateralismo, representada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Discrição no conteúdo
Segundo informações preliminares, o texto terá no máximo cinco parágrafos e não mencionará diretamente os Estados Unidos, o presidente Donald Trump ou a própria OMC, adotando tom diplomático e cuidadoso.
Agenda dos encontros
As reuniões do Brics ocorrerão amanhã e na terça-feira (29). Na segunda-feira, os encontros serão restritos aos países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Publicação da declaração
A manifestação condenando as medidas tarifárias deverá ser divulgada ao final das reuniões de segunda-feira, encerrando o primeiro dia de atividades do grupo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio