Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado e aulas iniciarão em março de 2026

0
21
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor

Na noite desta quinta-feira (24), a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada em Lucas do Rio Verde. Após a assinatura do Termo de Autorização, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini afirmou que as aulas no novo campus já iniciarão em março de 2026. O termo também foi assinado pelo prefeito Miguel Vaz e pela reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva. O ato aconteceu no município e contou com as presenças do ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes, autoridades federais, estaduais e locais.

A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras – português e inglês. A expectativa é que a UFMT em Lucas do Rio Verde se torne um centro de excelência em ensino e pesquisa, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região, qualificando mão de obra e criando mais oportunidades de investimentos e geração de emprego.

“A surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

A implantação do novo campus é uma luta antiga no município e faz parte do programa de expansão das universidades federais. Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram a importância da iniciativa para o município e região.

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini afirmou em sua fala que as aulas da UFMT já iniciarão em março de 2026.

“Esse campus em Lucas do Rio Verde não estava previsto entre os 10 da expansão do governo federal. Esse campus é o 11º, muito pela luta do ministro Fávaro, pela luta da Rosa Neide e pela luta de todos os que acreditam na educação do Mato Grosso. Mas esse é o primeiro passo. Nós precisamos agora fazer um pacto entre nós três. Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas agora a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O MEC vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025”, enfatizou o secretário.

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva comemorou e acredita que a concorrência será grande. “Nós fizemos todo o esforço para que hoje a gente pudesse anunciar que o campus foi aprovado. Portanto, hoje, a partir da manifestação do MEC, nós temos a certeza de que nós iremos receber vagas para docentes, vagas para técnicos, que o prefeito vai oferecer a estrutura física, e que nós temos todos os motivos para começar a funcionar em março. A gente espera que todos os jovens se preparem, porque eu acredito que nós teremos uma grande concorrência”, enfatizou a reitora.

No Termo assinado, as instituições envolvidas se comprometem a mobilizar suas equipes para a adoção das medidas necessárias à rápida concretização do projeto. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já realizou a doação do terreno onde será construída a unidade e apresentou ao MEC o projeto pedagógico-orçamentário, atualmente em fase de readequação. Além disso, o Município ira ceder uma escola para que as aulas já iniciem no próximo ano, até que o prédio da UFMT seja construído.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram reunidos com o ministro Camilo Santana, em encontro articulado pelo ministro Carlos Fávaro. Na reunião, discutiram os detalhes do projeto e reforçaram a importância da instituição para o município, que atualmente conta com 25 mil estudantes até o ensino médio e lidera o ranking nacional de geração de empregos em 2024.

Ainda durante o evento, o prefeito Miguel Vaz entregou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto arquitetônico de ampliação do campus, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde. Além disso, o terreno para a ampliação do Instituto Federal foi doado pela Fundação Rio Verde, ato realizado pelo vice-prefeito e presidente da fundação, Joci Piccini.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT