O Brasil conta atualmente com mais de 2 milhões de hectares de canaviais certificados pela Bonsucro, organização internacional sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar. Esse total corresponde a aproximadamente 113 milhões de toneladas de cana, com 90 usinas certificadas pela entidade. No entanto, essa quantidade representa menos de 20% da produção total do Centro-Sul, que atingiu 654,45 milhões de toneladas na última safra, ficando pouco acima de 17%.
Os dados foram apresentados por Lívia Ignácio, chefe para a América do Sul da Bonsucro, durante a segunda edição do Cana Summit, evento promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana). Durante sua palestra, Lívia detalhou o panorama da cana sustentável no Brasil, destacando os benefícios da certificação para o setor.
No cenário global, a área de cana certificada cresceu 26% no último ano, atingindo 136 milhões de toneladas. A comercialização de açúcar certificado aumentou 54%, enquanto as vendas de etanol certificado cresceram 27%. Além disso, mais de 14 mil pequenos produtores, principalmente da Índia, México e Paquistão, já foram reconhecidos pela Bonsucro, refletindo a expansão do conceito de sustentabilidade no setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio