Trabalho realizado junto aos alunos das escolas da rede municipal tem o objetivo de promover o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, acerca das necessidades e direitos, reforçando a importância da inclusão e do respeito
Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a coordenação do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão – CMAEAPI João Ribeiro Filho – está promovendo durante toda a semana, um trabalho de conscientização com os alunos da rede municipal que frequentam a instituição.
De acordo com a coordenadora geral do CMAEAPI, Greice Maria de Araújo Bezerra, o trabalho que envolve várias atividades com os alunos, nos períodos matutino e vespertino, tem o objetivo de promover o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, reforçando a importância da inclusão e do respeito.
Greice Maria revelou que até o momento, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer possui regularmente matriculados na rede municipal, 1150 alunos portadores de algum tipo de necessidade especial.
Desse total, 1,4% são deficientes visuais; 5,8 com TDAH, 1,9 portadores de deficiência física; 21,4 portadores de deficiência múltipla; 1,9% portadores de deficiência intelectual; 50,1% portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 14,0% até o momento sem laudo.
Além das diversas atividades desenvolvidas e atendimentos especializados no Centro Municipal João Ribeiro Filho, a prefeita Flávia Moretti, assim que assumiu a gestão, renovou o convênio com o Centro de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico – Campi e com os Centros de Ecoterapia, para garantir cerca de 1000 atendimentos aos alunos da rede municipal que necessitam desse serviço.
Nos centros de Ecoterapia serão atendidos cerca de 400 alunos e no Campi, que dispõe de uma equipe com médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e recreadores, o atendimento já está sendo feito para 220 alunos.
Por ocasião do início das atividades do Centro João Ribeiro Filho, em fevereiro, a prefeita Flavia Moretti anunciou o encaminhamento à Câmara Municipal o projeto de reforma administrativa para propor a criação da Secretaria municipal de Inclusão, que vai ser responsável pela elaboração e condução das políticas públicas que fomentem a inclusão em todas as esferas de Várzea Grande.
A gestão também está finalizando a criação primeiro núcleo de atendimento ao autista e neurodivergente de Várzea Grande que terá, entre outras atribuições, a função da avaliação e expedição de laudos para as pessoas que necessitam e que estão aguardando por meses e até por anos esse tipo de serviço.