A colheita da safra 2024/25 de soja no Brasil alcançou 87% da área cultivada até a última quinta-feira (3), conforme levantamento da consultoria AgRural. O avanço representa um crescimento em relação aos 82% registrados na semana anterior e supera também os 78% observados no mesmo período da safra 2023/24.
Com os trabalhos no Norte e Nordeste do país já se aproximando da conclusão, a atenção se volta agora ao Rio Grande do Sul, onde a colheita se intensifica. No estado, porém, os relatos seguem confirmando perdas significativas de produtividade, em decorrência da estiagem que prejudicou o desenvolvimento das lavouras.
Chuvas ajudam a conter perdas na safrinha
A semana passada foi marcada por uma nova rodada de chuvas nas regiões produtoras de milho safrinha do Centro-Sul do Brasil. Assim como já havia ocorrido na semana anterior, o aumento da umidade contribuiu para conter as perdas no potencial produtivo causadas pelo clima quente e seco que predominou em março. No entanto, a distribuição das precipitações segue irregular, e ainda há áreas que necessitam de mais umidade com urgência.
Mato Grosso é a principal exceção, com clima ainda favorável ao bom desenvolvimento das lavouras de milho.
Já o milho verão 2024/25 cultivado no Centro-Sul do país estava com 88% da área colhida até a última quinta-feira (3). O percentual representa avanço em relação aos 82% registrados na semana anterior e também supera ligeiramente os 85% colhidos no mesmo período do ciclo passado.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio