A Comarca de Lucas do Rio Verde completa 27 anos de instalação nesta quinta-feira (04 de abril), um período significativo de serviços dedicados à comunidade local. Durante esse tempo, a Comarca testemunhou o crescimento e desenvolvimento do município, acompanhando as demandas da sociedade e adaptando-se às novas realidades.
A Comarca foi instalada em 1998, quando Lucas do Rio Verde ainda era uma cidade com aproximadamente 16 mil habitantes. Hoje, o município se destaca como um dos que mais crescem no país, em média 9% ao ano, e tem uma população estimada, em 2024, de 92.256 pessoas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Atualmente, a Comarca conta com quatro Varas Cíveis, duas Varas Criminais, uma Vara Especializada dos Juizados Especiais e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Faz parte da Comarca, o Distrito de Groslândia, localizado a 55 km da sede do município.
Desde dezembro de 2023, o diretor do Foro da Comarca é o juiz Evandro Juarez Rodrigues, que atua na unidade desde 2021. Ele afirma ser muito fácil trabalhar em Lucas do Rio Verde. “Temos servidores muito atuantes e cooperativos. Além de estarmos privilegiados com um edifício novo, moderno e confortável a todos.”
Pensando no futuro
“Atualmente buscamos ampliar o número de servidores, considerando que Lucas é uma das cidades que mais cresce no estado e no Brasil. Estamos pensando no futuro, visando dar o melhor atendimento ao público e visando mudanças que permitam uma efetiva e transparente prestação dos serviços judiciais”, explicou o magistrado.
Inaugurado em 2020, o prédio tem projeto arquitetônico modular, o que permite que seja ampliado conforme as demandas da Comarca. A estrutura, com aproximadamente cinco mil metros quadrados de área construída, é ampla e moderna, garantindo acessibilidade.
A localização do fórum na Cidade Jurídica, onde também se estão os prédios da Justiça do Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, facilita o acesso da população aos serviços jurídicos.
Histórias da Comarca
Atualmente, apenas quatro servidores da Comarca estão aposentadas, sendo que apenas uma do período da inauguração.
Já passaram pela Comarca, inúmeros juízes e juízas que contribuíram, com trabalho árduo e comprometido, com o crescimento e aprimoramento dos serviços prestados à população luverdense.
Paulo Roberto da Silva Pedroso; Edleuza Zorzetti M. da Silva; André Barbosa Guaianasi Simões; Elza Yara Ribeiro Sansão Santos; João Thiago de França Guerra; Leilamar Aparecida Rodrigues; André Luciano Costa Gahyva; Júlio César Molina D. Monteiro; Wladys Roberto Freire do Amaral; Bruno D’Oliveira Marques; Cássio Luis Furim; Gleidson Grisoste Barbosa; Hugo José Freitas da Silva; Cristiano dos Santos Fialho; Gerardo Alves da Silva Junior; Gisele Alves da Silva; Melissa de Lima Araújo; Evandro Juarez Rodrigues; Ramon Fagundes Botelho; Cristhiane Trombini Puia Baggio; e Túlio Duailibi Alves de Souza, atualmente, juiz-auxiliar da presidência do TJMT.
Fonte: Marcia Marafon | Coordenadoria de Comunicação do TJMT