A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (8), desafios e oportunidades no tratamento da acondroplasia. A acondroplasia é a forma mais comum de nanismo desproporcional, resultante de uma mutação genética que afeta o crescimento ósseo.
O debate atende a pedido do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e será realizado a partir das 17 horas, no plenário 7.
Conforme o parlamentar, a condição genética traz desafios para os pacientes e suas famílias, como questões relacionadas à saúde, mobilidade, acesso a tratamentos inovadores e inclusão social. Segundo ele, o avanço nas opções terapêuticas, como medicamentos desenvolvidos para modular o crescimento ósseo, abre uma nova perspectiva para os pacientes.
“No entanto, o acesso a esses tratamentos, a inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) e a cobertura pelos planos de saúde são questões que necessitam de debate. A reabilitação e o acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida aos portadores dessa condição”, afirma.
Da Redação – RL
Fonte: Câmara dos Deputados