Na quarta-feira (26.03), o Comitê Gestor Municipal do Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) se reuniu com representantes da PROFOREST para um encontro estratégico, focado em discutir as oportunidades e desafios do mercado de carbono para o município de Diamantino. O encontro buscou apresentar como intervenções relacionadas a carbono podem beneficiar a região.
Durante a reunião, os membros da PROFOREST apresentaram um panorama detalhado sobre o funcionamento do mercado de carbono, destacando como práticas sustentáveis podem resultar na geração de créditos de carbono e atrair investimentos para o município.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto destacou a importância da iniciativa para o município.
“É um passo importante para Diamantino no caminho do desenvolvimento sustentável. Ao entendermos melhor como funciona o mercado de carbono, conseguimos alinhar nossas políticas públicas com práticas que geram benefícios ambientais, sociais e econômicos para nossa população.”
A gerente de projetos da Proforest Brasil, Izabela Coelho, comentou sobre o andamento da reunião e as próximas etapas.
“Hoje, nós estamos aqui em Diamantino para apresentar nosso estudo sobre o instrumento de carbono, com o objetivo de viabilizar a proposta de longo prazo do Pacto PCI no Oeste de Mato Grosso.”
Izabela acrescentou ainda, “nós conseguimos entender as experiências que a comunidade já tem com o carbono e que levaremos para a geração e desenvolvimento da nossa estratégia de governança que será apresentada em maio”.
Luca Poelini, gerente sênior de projetos da PROFOREST, falou sobre a iniciativa apresentada durante a reunião.
“Nós estamos aqui para discutir com o Comitê Gestor Municipal, sobre as oportunidades e os desafios sobre o mercado de carbono na região e como boas práticas agrícolas, intervenções relacionadas a carbono podem beneficiar a região.”
Louise Sônego, representante da Associação dos Produtores Rurais da Nascente do Rio Paraguai, falou sobre o objetivo do Comitê Gestor do Pacto PCI.
“O Comitê Gestor faz parte de uma bacia da região oeste, que também faz parte de uma política do estado, onde o grande objetivo é o desenvolvimento econômico sustentável rural da nossa região, através de ações efetivas enquanto município.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT