O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) apresentou, nesta segunda-feira (14.4), à comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, os equipamentos e viaturas que compõem sua estrutura operacional, adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O fundo apoia projetos na área de segurança pública destinados a reequipamento, treinamento e qualificação dos profissionais. Entre 2019 e 2024, foram destinados aproximadamente R$ 13 milhões ao CBMMT. Parte desses investimentos pode ser conferida durante a visita da comitiva à sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Cuiabá.
Na ocasião, a comitiva conheceu de perto as viaturas operacionais utilizadas em diversas ocorrências, como combate a incêndios urbanos, salvamentos aquáticos, resgates e atendimentos pré-hospitalares. Também foram apresentados equipamentos de proteção individual (EPIs) para combate a incêndios, mergulho e outras tecnologias embarcadas, que proporcionam mais eficiência nas ações de emergência.
Segundo o diretor de Administração Institucional do CBMMT, coronel BM Marco Aurélio Aires da Silva, os recursos repassados foram fundamentais para o fortalecimento da estrutura da corporação e para o avanço de projetos que visam melhorar a capacidade de resposta da instituição.
“Tivemos aqui a presença da comitiva da Senasp justamente para certificar os produtos e serviços adquiridos com recursos do fundo. O Corpo de Bombeiros Militar fez a aquisição de diversos equipamentos essenciais para o atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, resgates, salvamentos e até mesmo para o combate a incêndios florestais. Esses recursos são fundamentais para o fortalecimento das nossas atividades finalísticas”, destacou o coronel.
Ele ressaltou ainda que a visita permitiu o estreitamento de laços entre as instituições, além da definição de estratégias que viabilizem novas aquisições para a corporação. “Nessa visita, contamos com a participação do coordenador-geral de Compras e Licitações do CompraSus, a maior plataforma com atas de registro de preços voltadas a produtos e serviços para a atividade-fim do Corpo de Bombeiros. Aproveitamos a oportunidade para alinhar tratativas estratégicas que possam viabilizar novas aquisições essenciais para o avanço da instituição”, completou.
Além do CBMMT, a comitiva da Senasp cumpre agenda em outros órgãos de segurança pública do Estado, com o objetivo de realizar fiscalizações, auditorias, reuniões técnicas e oficinas voltadas à execução e uso adequado dos recursos transferidos pelo fundo.
Fonte: Governo MT – MT