A Páscoa de 2025 chega carregada de desafios inéditos para consumidores e empreendedores do setor de chocolate. Nos últimos 12 meses, o preço do cacau aumentou 189%, um reflexo das mudanças climáticas e de um surto de vírus que afetou as lavouras no Brasil e nas principais regiões produtoras da África Ocidental. Como resultado, os preços dos chocolates nas prateleiras subiram mais de 16%, e a produção de ovos de Páscoa sofreu uma queda de 22% em relação ao ano anterior.
Embora a crise tenha impactado significativamente o mercado, a Páscoa, uma data profundamente marcada pela memória afetiva dos brasileiros, não pode passar em branco. Para os pequenos empreendedores, a adaptação e a inovação são fundamentais para manter a data como uma oportunidade de lucro. Além de ajustarem suas formas de produção, os empresários precisam também olhar para novas parcerias e fortalecer as chocolaterias artesanais, que oferecem alternativas mais acessíveis e personalizadas, ao contrário das grandes marcas.
De acordo com Gabriela Muniz, gerente de marketing da rede Estrela do Lar, “alternativas criativas podem ajudar a driblar os altos custos do cacau e manter as vendas aquecidas. Uma tendência é que as cascas dos ovos sejam mais finas e os recheios incluam sobremesas como mousses, bolos e pudins, por exemplo.” Ela destaca que a criatividade é essencial para manter os tradicionais ovos de Páscoa sem comprometer a qualidade, oferecendo, ao mesmo tempo, uma experiência gastronômica diferenciada.
Uma outra estratégia vantajosa é a busca por chocolates de produtores menores, que frequentemente conseguem preços mais competitivos do que as grandes indústrias. O crescimento das chocolaterias artesanais no Brasil tem sido notável, oferecendo qualidade sem impactar tanto a margem de lucro. Além disso, o mercado está se adaptando ao uso de ingredientes alternativos, como cacau 100% nacional, que permanece competitivo, além de opções sem chocolate, como ovos de colher recheados com brigadeiro de frutas, ovos de gelatina coloridos e caixas personalizadas com biscoitos artesanais decorados.
Muniz ressalta que “a forma como os produtos são apresentados pode fazer toda a diferença no poder de venda. O conceito de exclusividade e sofisticação tornou-se decisivo para as compras, e empreendedores que souberem apostar em uma apresentação diferenciada podem garantir uma margem de lucro maior, mesmo com a alta dos preços.”
Neste contexto, a Estrela do Lar se destaca como um parceiro importante para quem deseja transformar a criatividade em oportunidade. A empresa oferece uma linha completa de embalagens sofisticadas, formas para ovos e acessórios que permitem a criação de doces únicos com um acabamento profissional. Modelos em acetato com detalhes requintados, laços de cetim, caixinhas personalizadas e suportes especiais conferem aos produtos um toque memorável, ajudando os confeiteiros a se destacarem no mercado.
A gerente de marketing da rede, Gabriela Muniz, antecipa que “a expectativa para este período é um crescimento de 27% nas vendas em relação ao ano passado. A demanda tem se mostrado positiva, e esperamos que nossos produtos especializados atendam cada vez mais empreendedores que buscam se destacar neste mercado.”
Por fim, Muniz destaca que “investir em personalização e estratégias de valor agregado pode ser a chave para o sucesso nesta Páscoa. Cestas personalizadas, kits temáticos e até workshops de confeitaria são opções para conquistar clientes e aumentar a percepção de exclusividade. Parcerias com outros pequenos negócios também podem fortalecer as vendas, reunindo diferentes produtos em combos que ofereçam uma experiência completa de Páscoa. Adaptar-se ao novo momento pode ser a grande oportunidade para consolidar um negócio e fidelizar clientes em busca de algo especial para celebrar a data.”
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio