Curitiba, capital do Paraná, foi apontada pela renomada editora de guias de viagens Lonely Planet como um dos 30 melhores destinos globais para visitar em 2025. A cidade é uma das três representantes da América Latina na seleção e se destaca por vários de seus atrativos turísticos.
Entre eles, ricas experiências culturais, como o icônico Museu Oscar Niemeyer, e amplos espaços verdes, a exemplo do Jardim Botânico, ideal para contemplação. A editora também recomenda a famosa viagem de trem entre Curitiba e Morretes, que proporciona vistas espetaculares de montanhas e florestas nativas.
Além dos pontos turísticos, a publicação elogia características urbanas da cidade que beneficiam tanto moradores quanto visitantes. A lista inclui o sistema de transporte público eficiente, parques urbanos bem cuidados e soluções ecológicas inovadoras.
A premiação considera que investimentos em qualidade de vida tornam Curitiba um destino mais interessante, onde visitantes podem vivenciar a região de forma mais completa.
RECONHECIMENTO – Em 2023, a capital paranaense foi eleita a “cidade mais inteligente do mundo” no World Smart City Awards. O prêmio enaltece a combinação bem-sucedida de soluções ecológicas, planejamento urbano e crescimento socioeconômico.
O reconhecimento se alinha à participação de Curitiba na estratégia Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil, promovida pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, baseada em uma metodologia espanhola e implementada no Brasil pelo Ministério do Turismo e o Instituto Cidades del Futuro, utiliza a tecnologia para promover visibilidade, acessibilidade e sustentabilidade no país.
Com as premiações, Curitiba se firma como um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável e um destino cada vez mais atraente no cenário mundial.
Saiba mais sobre a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo